ISSN: 1983-6007 CliniCAPS Impasses da Clínica
 
   
 
 

Inglês | Espanhol

 
 

INSTRUÇÃO AOS AUTORES

 
  . Apresentação:  
     
  . A Revista Digital CliniCAPS é um dos dispositivos do projeto de pesquisa - Investigação sobre os efeitos discursivos da “capscização” da atenção à saúde mental: avaliação qualitativa dos processos de institucionalização do modelo CAPS - Universidade federal de Minas Gerais – UFMG Edital MCT-CNPq / MS-SCTIE-DECIT / CT- Saúde 07/2005, publica textos dedicados às construções clínicas no campo da saúde mental em consonância com as referências teóricas que orientam esta prática. Os trabalhos submetidos para apreciação deverão ser inéditos, salvo em caso de traduções ou textos de relevância indicados pelo Conselho Editorial. Serão analisados artigos em português, espanhol, francês e inglês.  
 
 
  . Normas para apresentação dos originais:  
     
 

. O autor deverá apresentar o original preferencialmente pelo e-mail: publicacaoclinicaps@clinicaps.com.br (dispensando outras cópias)

. Os artigos deverão conter no máximo 20 páginas (incluindo referências bibliográficas), no seguinte padrão: formato A4, documento tipo Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, em estilo “normal”, espaço entre linhas 1,5, parágrafos justificados e margem de 3 cm.

. As resenhas não devem ultrapassar o limite de 5 páginas, obedecendo à mesma formatação dos artigos.

 
     
  Folha de Rosto:  
 

. Os trabalhos deverão ser acompanhados de uma folha de rosto que contemple os seguintes dados: título do artigo no idioma em que foi escrito; nome do(s) autor(es); créditos acadêmicos e profissionais; endereço postal (incluir CEP) e eletrônico do(s) autor(es).

. A folha de rosto será destacada no momento em que o trabalho for remetido para avaliação, no intuito de preservar o sigilo quanto à identidade do autor.

 
     
  Folha de Resumo:  
 

. Deverá ser apresentado um resumo do artigo no idioma em que foi escrito e um abstract em inglês (ambos não devem ultrapassar 200 palavras), bem como palavras-chave no idioma do texto (no mínimo três e no máximo cinco) e key-words em inglês, correspondentes às palavras-chave. Deve constar, ainda, na folha de resumo o título do trabalho na língua original e em inglês.

. A folha de resumo não é necessária no caso de resenhas.

 
     
  Referências:  
 

. A referência a autores deverá ser feita no corpo do texto entre parênteses, mencionando sobrenome e ano da obra. Exemplo: (MILNER, 2007).

. No caso de autores cujo ano de escrita do texto se fizer relevante, explicitar o mesmo seguido do ano da edição utilizada. Exemplo: (LACAN, 1953/1978).

. Caso haja coincidência de datas entre trabalhos do mesmo autor, distingui-los com o uso de letras, respeitando a ordem de aparecimento no artigo. Exemplo: (MACHADO, 2006a), (MACHADO, 2006b).

. Em caso de referência a obras de vários autores, todos deverão ser citados, usando-se “;” e “&”. Exemplo: (DUBOIS; GUESPIN & MEVEL, 1973), (NANCY & LACOUE-LABARTHE, 1992).

 
     
  Citações:  
 

. As citações textuais devem vir entre aspas, acompanhadas de sobrenome do autor, ano da obra e página(s) correspondente(s). Exemplo: “Ironia e humor, ambos fazem rir, mas por estrutura se distinguem” (MILLER, 1996, p. 190).

. Citações de até três linhas deverão ser mantidas no corpo do texto, aquelas que ultrapassarem três linhas deverão ser destacadas, observando um espaço do tabulador, espaçamento entre linhas simples, e digitadas em fonte Times New Roman 10.

 
     
  Notas:  
  . As notas deverão ser apresentadas no rodapé da página em que figura a respectiva chamada e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. Podem ser explicativas ou bibliográficas.  
     
  Padrões Gráficos:  
 

. Palavras ou expressões que merecerem destaque deverão vir em estilo itálico; não utilizar negrito ou sublinhado.

. Palavras estrangeiras e títulos de livros deverão aparecer em itálico, sem aspas.

. Títulos de artigos devem ser colocados entre aspas, em estilo normal.

 
     
  Referências Bibliográficas:  
 

. As referências bibliográficas devem aparecer ao final do artigo em ordem alfabética de sobrenome (caso haja mais de uma obra do mesmo autor, elas devem ser listadas em ordem cronológica quanto ao ano de publicação), obedecendo à seguinte ordem de itens:

. Livro – sobrenome do(s) autor(es) em caixa alta, iniciais do(s) autor(es), ano da edição – antecedido, quando for o caso, pelo ano em que foi escrito – entre parênteses, título em itálico, cidade, editora. Exemplo: LACAN, J. (1972-1973/1985) O Seminário livro 20, Mais, ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

. Artigo de livro – sobrenome do(s) autor(es) em caixa alta, iniciais do(s) autor(es), ano da edição entre parênteses, título do artigo entre aspas, seguido de “in” e do sobrenome e iniciais do(s) organizador(es), título do livro em itálico, cidade, editora, páginas referentes ao artigo consultado. Exemplo: KANGUSSU, I. (2004) “Sobre o sujeito discreto”, in IANNINI, G.; ROCHA, G. M.; PINTO, J. & SAFATLE, V. (orgs.). O tempo, o objeto e o avesso. Belo Horizonte: Autêntica, pp. 51-62.

. Capítulo ou parte de livro – sobrenome do(s) autor(es) em caixa alta, iniciais do(s) autor(es), ano da edição entre parênteses, título do capítulo ou da parte entre aspas, seguido de “in” e do título do livro em itálico, cidade, editora, páginas referentes ao capítulo/parte consultado. Exemplo: LACAN, J. (1960/1978) “Subversão do sujeito e dialética do desejo no inconsciente freudiano”, in Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, pp. 275-311.

. Artigo de revista – sobrenome do(s) autor(es) em caixa alta, iniciais do(s) autor(es), ano da edição entre parênteses, título do artigo entre aspas, nome da revista em itálico, volume (v.), número (n.), cidade, editora, páginas referentes ao artigo consultado. Exemplo: TEIXEIRA, A. (2005) “Da soberania do inútil”. Kriterion, v. XLVI, n. 111. Belo Horizonte: UFMG, pp. 91-103.

. Teses e dissertações – sobrenome do autor em caixa alta, iniciais do autor, ano de defesa, título entre aspas, tipo de trabalho, programa, instituição, cidade. Exemplo: ROCHA, G. M. (1998) “Elementos para uma investigação sobre a consciência na metapsicologia de Freud”. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Filosofia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

. Artigo publicado em revista eletrônica – sobrenome do(s) autor(es) em caixa alta, iniciais do(s) autor(es), ano da edição entre parênteses, título do artigo entre aspas, nome da revista em itálico, volume (v.), número (n.), endereço eletrônico. Exemplo: TARELHO, L. C. (1999) “Reflexões sobre a clínica psicanalítica das psicoses”. Psicopatologia fundamental on-line, ano II, n. 3. Disponível em: http://www.psicopatologiafundamental.org.

 
     
  . Tramitação e arbitragem dos trabalhos submetidos para apreciação:  
     
 

. Os trabalhos recebidos serão previamente avaliados pelo Conselho Editorial, responsável pela apreciação de sua afinidade à política editorial da Revista, bem como de sua adequação às normas de publicação sobreditas. Os textos selecionados nesta primeira etapa serão remetidos para dois membros do Conselho Consultivo e/ou pareceristas ad hoc em sistema “duplo cego”, de modo a preservar a identidade tanto do autor como do avaliador.

. O Conselho Editorial informará ao autor sobre a aprovação (com ou sem necessidade de modificações) ou reprovação de sua solicitação. Em caso de necessidade de modificações, fica a critério do autor aceitar ou rejeitar as orientações; se aceitá-las o trabalhado reformulado deverá ser enviado num prazo máximo de 15 dias.

. Os critérios de avaliação dos textos encontram-se delimitados no “Roteiro para elaboração de parecer”. Os autores terão acesso aos pareceres dos trabalhos submetidos, independentemente do resultado dos mesmos.

. Os artigos aceitos serão publicados no primeiro número da Revista com espaço disponível.

 
     
  . Direitos Autorais:  
     
 

. A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Revista, a qual passa a deter a prerrogativa de publicá-los em primeira mão. Fica resguardado ao autor, não obstante, o direito de republicar seu texto em coletânea de artigos de sua autoria ou organizada por terceiros.

 
 
. Editorial .
. Sumário .
. Artigos .
. Relato de Experiência  
 
 
. Corpo Editorial .
. Instruções aos Autores .
. Números Anteriores .
. Indexadores .
 
CliniCAPS - Todos os direitos reservados © - 2006